Quem somos

“A função do crítico não é trazer numa bandeja de prata uma verdade que não existe, mas prolongar o máximo possível, na inteligência e na sensibilidade dos que o leem, o impacto da obra de arte.” André Bazin

Olá! Aqui é o André!

Sou graduado e mestre em Letras (USP e UNIFESP). Minhas linhas de pesquisa são: cinema, cinema e literatura, cinema e sociedade. Sou professor. Escrevo artigos sobre cinema para revistas acadêmicas e participo da coletânea Cinema e Mal-Estar na Civilização (ed. Max Limonad, 2015). Tenho o blog Sombras Elétricas (hospedado no Blogger) desde 2006. Migrou para o WordPress em 2017.

Produção acadêmica:

Zé do Caixão: um mito popular nos anos de chumbo (artigo). Letras em Revista (UESPI, 2018).

https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/153

O filme-ensaio de Zé do Caixão (apresentação realizada em colóquio). V Cocaal – Colóquio de Cinema e Arte da América Latina: Estado Crítico – América Latina Resiste, 2017, São Paulo. Resumo publicado em: Anais do V Cocaal – Colóquio de Cinema e Arte da América Latina: Estado Crítico – América Latina Resiste, 2017. p. 33-34.

https://pt.scribd.com/document/377041841/Anais-Cocaal-2017

Consciência, Desarraigamento e Reconciliação no Solaris de Andrei Tarkovski (ensaio publicado em livro). In: Cinema e mal-estar na civilização. 1a ed. São Paulo: Max Limonad, 2015, v. 1, p. 195-206.

https://www.livrariamaxlimonad.com.br/livro/cinema-e-mal-estar-na-civilizacao

Fé, Poesia e Sacrifício no Cinema de Andrei Tarkovski (artigo). Revista Baleia na Rede (UNESP, 2014).

http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/baleianarede/article/view/4622

As narrativas de Javé escovadas a contrapelo: memória, história e narração no filme Narradores de Javé (artigo). Revista Desenredos (2011).

http://desenredos.dominiotemporario.com/doc/11-Artigo-NarradoresJave-AndreRenato.pdf

Contato:

androsrenatus2017@gmail.com