Na Praia à Noite Sozinha

thumbnail_27103Sang-soo Hong vai moldando o seu filme como o experiente artesão vai acariciando, com delicadeza e concentração, a massa de barro que gira no torno, tornando-se lentamente um vaso. Cinema-cerâmica. A sua preferência por planos longos e fixos pode ser vista como uma conscienciosa aplicação da teoria-vida de Tarkovski, o grande oleiro do filme: esculpir o tempo.

On-the-Beach-at-Night-Alone-2-1600x900-c-defaultA poesia de Sang-soo Hong sabe expressar como poucos a pressão do tempo dentro do plano, seja esse plano composto por um diálogo dramático, por um cantarolar despreocupado, por uma soneca na praia. Há dois planos, encadeados de maneira muito simbólica, que (re)velam a estética manual que está por trás de todas as imagens que vemos aqui na tela.

tumblr_oxirnyDuvI1s3puqao1_1280Na cozinha de sua casa, um amigo da protagonista está “escolhendo” o feijão que será preparado por sua esposa: primeiro plano de suas mãos nesse ato delicado e preciso; corte-seco; primeiro plano das mãos da protagonista acariciando uma flor, no jardim da residência desse mesmo amigo. Todo (bom) filme nos dá a ver a sua alma, condensada em um único momento. Momento único.

tumblr_ozddusMpxN1tjl995o1_500A reverência singela que Sang-soo Hong presta aos pequenos atos, dotados por seu olhar de uma grandeza quase moral, possui algo de Ozu. Seu humanismo realista – para não dizer realismo humanista – encanta o espectador com o encanto e o desencanto do ser e do mundo. Do ser-no-mundo. Não é outro o sentido da história de amor e de rejeição contada em Na Praia à Noite Sozinha.

201713061_2-1200x520Não só amor. Antes disso, a possibilidade de amor – e também o seu merecimento; as escolhas e suas consequências, em (suposto) nome do amor. Culpa. Remorso. A moral também está aqui – não se trata de moralismo, apenas moral. Sem respostas fáceis – sequer perguntas fáceis; mas igualmente sem a solução final de qualquer niilismo. Este é um filme sem ismos. O século XXI está carecido.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s